A Indústria 4.0 vem transformando profundamente a forma como se produz, consome e ocorrem as relações com a tecnologia. E para que esse movimento seja consistente e traga impactos reais, é essencial que empresas, instituições de ensino e a comunidade estejam alinhadas às tendências do mercado. Mas não apenas isso.
É fundamental que estes setores estejam atentos às possibilidades de inovação e preparados para aplicá-las no desenvolvimento dos espaços onde estão inseridos. É nessa conexão entre conhecimento, prática e propósito que surgem soluções capazes de impulsionar o crescimento sustentável e competitivo da nossa região. E é sobre isso que esse texto fala, confira!
O futuro da Indústria 4.0 desde a base
Construir o futuro da Indústria 4.0 vai além de implantar tecnologia de ponta. É preciso investir desde a base, preparando pessoas e ambientes para essa transformação. É por isso que iniciativas que aproximam indústrias, instituições de ensino e jovens talentos são tão estratégicas, e adotadas por marcas e empresas comprometidas, como é o caso do grupo Valemat.
Quando o conhecimento acadêmico encontra a experiência prática do mercado, forma-se um terreno fértil para a inovação, capaz de gerar soluções reais, sustentáveis e alinhadas às necessidades do presente e às demandas do futuro. Com vista nisso, surgem iniciativas que merecem ser compartilhadas.
De olho no amanhã: conexão com o SENAI Blumenau
Nos dias 19 e 20 de agosto, o Grupo VALEmat recebeu a turma de Mecatrônica e Eletrotécnica do SENAI de Blumenau, dando início a um projeto que busca a aproximação da indústria com a educação.
A iniciativa incluiu apresentação das empresas do grupo – Vale Automação Industrial, RGM Service, Acimatec e Efficienza – e demonstrou como tecnologia e inovação, unidas à formação técnica, podem impulsionar a modernização industrial.
Para isso, foi possível se reunir com turmas do ensino médio, oferecendo orientações sobre preparação para o mercado de trabalho. Afinal, para além da teoria, é fundamental que os futuros profissionais compreendam também a perspectiva operacional.
Neste sentido, se faz urgente olhar as relações de demanda, oportunidades e outros aspectos que reforçam a crença de necessidade de investimento em pesquisa e educação como meio de fortalecer a indústria e a comunidade.
Na ocasião, os estudantes puderam conhecer um pouco do grupo de empresas Valemat e as especificidades de cada uma. Já que todas trazem uma especialidade essencial: automação, manutenção, painéis e energia, criando, juntas, um fluxo completo de serviços industriais.
Mas também compreender a área em si e o porquê dessa integração de iniciativas que se complementam e por isso garantem soluções mais robustas, ágeis e alinhadas à transformação digital da Indústria 4.0, com base técnica e certificações atualizadas. Ou seja, uma complementaridade com expertise e inovação contínua.
O momento com o SENAI Blumenau, permitiu ao grupo VALEmat reafirmar a missão de contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região, aproximando educação, pesquisa e indústria, com vista no preparo de profissionais preparados e uma indústria mais competitiva.
Atento às tendências e com foco nas pessoas
Na Valemat, a conexão com as novidades tecnológicas, seja pela adoção de softwares avançados, certificações com líderes de mercado ou pela atuação sustentável, é essência para a atuação. Entretanto, é a atenção humanizada com o cliente, que é o nosso co-parceiro, e a formação das futuras gerações que é uma prioridade. E tudo isso porque se acredita na transformação industrial com propósito socioeconômico, onde o futuro da indústria começa com o diálogo entre empresas, tecnologia e educação. E a Valemat quer ser essa ponte, oferecendo soluções integradas, inovadoras e humanas, hoje e sempre.